Tele-vi-Não

quinta-feira, novembro 03, 2005 à(s) 01:46
Pois, para quem não compreendeu este trocadalho do carilho eu explico: o tema baseia-se na televisão, que actualmente não se recomenda. (Excepto para quem pretenda estar informado e opte por visualizar canais temáticos).
No entanto, vou-me remeter para uma das finalidades da TV que é o entretenimento (ou deveria ser) centrando-me nos 4canais principais da caixinha mágica.
Primeiro, desconheço ser humano que se divirta a ver anúncios publicitários repetidamente inúmeras vezes por dia (exceptuando crianças com menos de 3 anos que se fascinam com qualquer coisinha que mexa, dê luz e produza som!).
Não há paciência para sermos assassinados com anúncios e spots com qualidades tão enaltecíveis como é o caso da faltinha de criatividade na sua concepção, "é Xaaaaaauuuuuu, fantááááástico" ou a adorável tia Blanka Oxy Congestation; anúncios de Bollicaos, Bimbocaos, Danocaos e todas essas coisas que deixam a nossa paciência num caos; publicidades a arrozes chiques cigala com o apoio das tias chiques da socielite já extinta; anúncios de cremes reparadores-daquilo-que-nasceu-reparado-ou-que-não-tem-cura-possível; spots de Vasenoles, Niveas, Palmolives e essas coisas realmente limpam a pele e a deixam macia e sedosa associados a SpecialK, Fitness e cereais que só fazem bem; os famosos anúncios de novelas, filmes, debates ou jogos entre outras programações da estação...
Desta breve enumeração, há que salientar a existência daqueles anúncios bem pagos que no espaço de 5minutos se repetem 5vezes e nem assim fixamos o seu conteúdo!
Agora que caminhamos para o Natal, lembrem-se que seremos invadidos com as intermináveis apresentações da Barbie, do ActionMan, do Lego, da Cindy, do Snoopy, dos Rangers, Strangers, Ninjas e dessa palhaçada toda que diverte a criançada (e que há um tempo atrás, também nós desejámos receber).
Além disso, mas não menos importantes, conheceremos as novidades em Telemóveis para a mãe, Automóveis para o pai, Computadores pra prima catita, iPod's p'ó tio Engenheiro, Óculos para o vôvô, Moda no ElCorteInglês para a vóvó e os importantes Créditos Bancários que facilitarão as "compras endividadas" de todos estes bens de décima primeira necessidade!
As estações de televisão necessitam da PUB para se sustentarem mas não se justifica que tenhamos de levar com anúncios sem qualidade, piada, sentido de humor e atractividade. Obviamente vou destacar os poucos anúncios que actualmente merecem a nossa atenção por serem originais, criativos, com discrição q.b. e cuja mensagem passa com poucas palavras: SapoADSL, BMW, Adidas, Nike, Coca-Cola, Herbal Essences (oh sim!) e a campanha de sensibilização para a "reci...ci...ceriquelagem! Oh, enganei-me!" - realizada por inúmeras crianças...'tás a ver qual é? (se te lembrares de mais algum adiciona-o num comentário).
A pedido de várias famílias (dos homens mais precisamente) adiciono o trailer do Crime do Padre Amaro, na Sic!
Além disso, temos oportunidade de visualizar constantemente aqueles rodapés com prémios monetários fantásticos que se conseguem com uma série de SMS a 0.60€...baratíssimos! Bem como os anúncios de toques, imagens, wallpapers, anedotas e outras insanidades indispensáveis para telemóveis...basta ligar o 1234!
Voltado-me para a programação propriamente dita que gera a Guerra de Audiências, sugiro às estações que se rendam: ainda está para nascer a arma definitivamente tão potente como o primeiro BigBrother, capaz de colocar mais de 75% dos espectadores portugueses colados ao ecrã com a novidade televisiva.
As novelas, por muito diferentes que sejam as personagens, cenários, roupas, adereços (...) têm sempre a mesma história: A menina rica apaixonou-se pelo rapaz pobre (ou vice-versa) havendo uma terceira pessoa a tentar estragar a história de amor. Novelas, são histórias de amor com vilões, assassinos, raptos, polícias umas tramas vulgares tão batidas como as claras em castelo.
Os filmes...há de tudo como na farmácia, para todos os gostos. Até nos podemos dar ao luxo de o revermos na Tv 15 dias depois, e passados 3 meses, 1 ano, no canal que o transmitiu pela primeira vez e nos da concorrência.
Programas de entretenimento: ora, aqui é só escolher porque disto não falta e, ironia seja reiterada, cada um melhor que outro. Apesar de eu não me encontrar praticamente nada actualizada vou referir aqueles que ouço falar ou que vi ocasionalmente começando pelo Sic 10h e Praça da Alegria, divagando pela 1ª Companhia, o Esquadrão Gay, Malucos do Riso, Às 2 por 3...e aqueles das elites portuguesas que passam nos fins-de-semana...Levanta-te e Ri ou Herman Sic são programas que realmente entretêm mas a linguagem implícita deixa muito a desejar...(educa-se muito bem a sociedade!!!).
O que interessa na nossa televisão é ver a "Dois" ou a "RTP 1" que, apesar de não serem os canais favoritos (o que se compreende facilmente, já que temos uma população cada vez menos culta ou empenhada em se informar e crescer interiormente). Actualmente merecem audiência o Prós-e-Contras, Contra-Informação (RTP 1), Entre Nós (na 2) e as crianças que deixem de consumir morangos para verem o Quiosque (na2) ou os desenhos animados que lá passam, porque esses são didácticos. Que saudades da Rua Sésamo...
Como se depreende, são inúmeros os programas realmente interessantes a rodar na programação nacional. Apenas destaco um detalhezinho que provoca esta programação tão "salutar" que temos vindo a consumir: as estações apenas transmitem "aquilo de que o povinho gosta" - são o reflexo da nossa sociedade.
Os interessados na informação e no entretenimento a sério (mesmo que transmitidos em canais temáticos) que sintonizem na cabo a Sic Notícias, RTP N, os canais Lusomundo, CNN, BBC, AXN, National Geographic, Discovery, MTV, e outros canais temáticos que certamente (infelizmente) têm conteúdos mais enriquecedores, mas pagos.

5 comentários

  1. Anónimo Says:

    House to Vote on Political Blogging Rules
    Texas Republican Jeb Hensarling's Online Freedom of Speech Act would relieve political bloggers from any provisions of campaign finance laws, no matter the blogger's financial connection to a campaign.
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  2. oiiii, dou-te toda a razão a televisão anda mesmo decadente, pouca coisa se aproveita hoje em dia na televisão...Sem falar da Tvi k é uma nodoa em portugal, o melhor k lá passa sao mesmo os jogos do glorioso...o resto vai desde das "vacas" até as "aves raras"...enfim...beijo linda e continua ;)

  3. Maria Heli Says:

    gostei :) e concordo.


    e quanto aos homens?...não é sempre como o vinho do Porto, digo eu...

  4. Marlene Says:

    Olá! Concordo plenamente ctg...a televisão já teve os seus dias, mas refiro-me apenas aos 4 canais. Eu pronto, vejo a tv cabo que é melhor, sempre tem canais para todos os gostos. E hoje que ganhem os Blasted Mechaninsm ;)

  5. Orfeu Says:

    Concordo com a tua opinião, a televisão é um instrumento que utiliza a ignorância nos seus opostos mais negros. Revela-nos o que nunca deveríamos de saber, e ensina-nos a ser dia após dia mais ignorantes. Televisão, cada vez mais não.
    Um beijo

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