É de mim ou....?!

sábado, agosto 15, 2009 à(s) 22:59
É de mim ou a sociedade portuguesa está cada vez mais decadente, a todos os níveis!?

Tenho constatado ao longo dos últimos anos que o Zé Povinho está cada vez mais pimba..."azeiteiro", vá lá!
Que a sociedade está decrépita, não é novidade. Mas, apesar dos programas das Novas Oportunidades (que não servem de nada mas atiram areia para os olhos), não sinto melhorias no panorama social. As pessoas não sabem falar, nem tampouco conhecem o léxico do seu idioma, ou constroem frases com os verbos correctamente conjugados.
Não percebem o que é a inflacção, educar filhos é uma função para os professores, desinteressam-se pela cotação do €uro, adoram mexericar sobre figuras públicas e são grandes fãs de lojas de chineses, claro está devido à crise.
Não tenho nada contra...somente acho inconcebível que um português não o saiba ser; que não consiga distinguir a direita da esquerda e opte pelo "p'ra cima ou p'ra baixo" quando perguntamos uma indicação para determinado local; que desconheça a geografia do seu país; que ignore que o Português é a sexta língua mais falada no Mundo, entre inúmeras outras características.
O português, gosta acima de tudo do futebol, das "mines", de passar a tarde na praia a ver as gajas enquanto lê os títulos de um qualquer jornal desportivo...já a portuguesa, gosta de comentar actualidades da sua vizinhança com a mesma, alternadamente; de ir às compras, misturar roupas com jóias e acessórios espampanantes, mastigar pastilha elástica de boca aberta enquanto discute a cor das unhas da Felizbela com a dona Alzira e lê a Maria em simultâneo...
Os jovens, esses...são uns despreocupados. Apreciam sobretudo o "engate", "as curtes" e umas ebriedades dia sim, dia sim!
Naturalmente que me refiro a uma percentagem desta nação, a qual vive, maioritariamente do rendimento mínimo e outros subsídios sociais, e diz-nos cara-a-cara que mais vale ganhar sem trabalhar pois cansam-se menos.
Ora...e ando eu a trabalhar, a pagar impostos, a contar as minhas economias e a sustentar pessoas com capacidades e saúde suficiente para labutar que opta por feriar durante meses e meses.
Sei que há muitos desempregados devido à crise mundial e tal, e coiso...mas não é a esses que me refiro. Mas sim aos "Estou-desempregado-porque-quero-posso-e-gosto!"
É a vida! Prefiro trabalhar...no mínimo vou enriquecendo o juízo!

2 comentários

  1. Alex Pinto Says:

    Como prometido, vai aqui a minha opinião sobre o assunto, da forma mais cordial que consiga! :P

    Parte de toda a gente, individualmente, pensar que vale a pena uma integridade pessoal e social, manter um papel activo na sua sociedade e sentir-se util e orgulhoso pelos seus valores e moral.

    Se, nós tugas na nossa maioria, não nos importamos com nada disso, e como já bem disseste, os valores mais altos são mesmo o futebol, as jolas e apreciar o par seja lá de quem for.

    A minoria, eu e tu, e de certeza outros, mais do que nós pensamos, pois a média é muito mais redireccionada a tudo aquilo que estás aqui a mencionar e por isso se calhar muitas vezes as pessoas que realmente interessam neste país sao completamente abafadas.

    Pouco mais tenho a dizer, espero que a ignorancia cresca mesmo muito! chegando ao ponto de implodir sobre si mesma, e as proprias pessoas finalmente se aperceberem que o ar despreocupado e a vida sem culpas nao é vida de gente crescida mas sim de crianças.

  2. É o país que chegamos :)

    "mastigar pastilha elástica de boca aberta" andas atenta xD

    Um Beijo

I'mNesic | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com